A Lenovo volta à carga. Depois do furor alcançado com o Legion Phone Duel, a marca apresenta agora a segunda geração do seu smartphone de gaming e prepare-se para ficar arrebatado pelas especificações de topo. Dois exemplos: o processador é um Snapdragon 888 5G da Qualcomm; e o ecrã é um AMOLED de 6,92 polegadas, com uma resolução de 2460×1080, taxa de atualização de 144 Hz, 1300 nits de brilho máximo, 3,8 ms de tempo de resposta e certificação HDR 10+.
Como este é um terminal vocacionado para jogos, assenta numa arquitetura que privilegia a utilização horizontal (Advanced Technology Architecture 2.0). Conta com Dual HaptiX para feedback háptico e disponibiliza oito botões virtuais para se assemelhar ao uso de um controlador de consola, o que permite mais de 200 configurações diferentes. Para que as mãos do gamer estejam sempre afastadas das zonas mais quentes, a Lenovo coloca o CPU no meio do smartphone, ladeado por duas ventoinhas. Quando comparado com o sistema de dissipação térmica do Phone Duel original, o fabricante refere que consegue melhorias de eficácia de 30%, sendo que o ruído máximo se fica pelos 27 dB.

O Phone Duel 2 conta com duas baterias de 2750 mAh cada, o que representa um total de 5500 mAh. Há duas portas USB-C para se efetuar o carregamento e a Lenovo anunciou a compatibilidade com Turbo Charging de 90 W, o que significa que bastam 17 minutos para se carregar 82% das baterias e 30 minutos para se atingir os 100%. Contudo, este carregador é vendido à parte. Na caixa vem sim um que permite carregamento rápido de 65 W.
Saliente-se também a presença do sistema de proteção Phalanx, que permite, por exemplo, fazer um bypass de energia em que, enquanto se joga, a bateria vai carregando para manter apenas um nível suficiente e não aquecer demasiado o smartphone para não prejudicar o desempenho. Também permite ao utilizador optar por tipos de carregamento que privilegiam uma vida mais longa da bateria. A Lenovo indica que os testes que realizou mostram que após 1200 ciclos de carga a bateria ainda mantinha 85% da capacidade máxima.
“IA, faz-me um avatar”
Em termos de design, o Phone Duel 2 coloca três blocos de vidro na traseira – no meio está o símbolo da Legion, cujos efeitos RGB podem ser personalizáveis – e metal no rebordo. Este é um terminal pesado – 259 g – e tem também uma espessura considerável (9,9 mm nas extremidades e 12,56 mm no centro). Pode ver mais detalhes visuais do smartphone ao clicar na fotogaleria que abre este artigo.
A câmara frontal de 44 MP continua a ser pop-up e está localizada a meio do terminal quando ele está na horizontal, sendo capaz de gravar a 4K e contando com estabilizador. A funcionalidade Virtual Avatar, em que a Inteligência Artificial gera um avatar baseado no rosto do utilizador, pareceu-nos interessante e é possível fazer stream para o YouTube ou Twitch com apenas um toque. A câmara traseira é composta por um sensor de 64 MP (f/1.9, 1.0 µm pixel, 82°) e outro de 16 MP (f/2.2, 1.0 µm pixel, 123°).
O novo smartphone da Lenovo estará disponível em preto ou branco a partir do meio de maio. A configuração com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento custará €799. A versão de 16 GB de RAM com 512 GB terá um preço de €999.