A AMD anunciou que as novas Radeon RX 6700 XT chegam ao mercado a 18 de março, com um preço recomendado de 479 dólares. Ao mesmo tempo que faz este anúncio, a empresa revela que está a prever “ter mais GPUs disponíveis no momento do lançamento”. O objetivo é diminuir as críticas que tem recebido sobre o aumento dos preços dos modelos colocados, devido à escassez de unidades no mercado. A empresa promete ainda começar a disponibilizar mais stocks das GPUs RX 6000 e CPUs Ryzen 5000 todas as semanas no seu site.
“Sabemos que está a loucura lá fora, estamos a fazer tudo o que podemos”, assume Nish Neelalojanan, na direção de gestão de produtos da AMD. A empresa quer esforçar-se para colocar mais stocks disponíveis no site, mas também assegurar mais fornecimento aos parceiros que produzem e fabricam placas que vão converter-se em depois em computadores de gaming.
A nova RX 6700 XT vai ter as seguintes características que a colocam como escolha interessante dado o preço pedido, isto, claro, se existirem stocks:
– 230 watts;
– 12 GB de memória vídeo;
– 40 unidades de computação;
– dois conectores de alimentação (6 e 8 pinos);
– velocidade de relógio até 2424 MHz;
Com uma CPU rápida o suficiente, a AMD espera que esta gráfica permita jogar Overwatch a 212 fps, League of Legends a 272 fps e Rainbow Six Siege a 360 fps, noticia o The Verge. Os dados revelados pela AMD mostram um desempenho superior ao que é conseguido com as Nvidia 3070 e 3060 Ti, embora não em todos os jogos e com o Smart Acess Memory ativado. O equivalente da Nvidia só agora está a chegar às placas gráficas e, geralmente, requer uma CPU mais recente.
A AMD revela que a 18 de março a placa vai estar disponível nos parceiros habituais, no site da empresa e será integrada nos sistemas dos fabricantes, como o HP Omen 25L e 30L e outros desktops.