O TIGER (de Transforming Intelligent Ground Excursion Robot) é a proposta da Hyundai para o segmento de UMV (Ultimate Mobility Vehicle) apresentada quarta-feira. O conceito passa por um pequeno robô com rodas, pernas articuladas, com capacidade de rolar e andar de lado e que pode ser usado em missões de salvamento, de forma autónoma.
Este veículo tem múltiplas aplicações, como transportar carga ou equipamento em terrenos acidentados ou servir de apoio para missões de exploração científica em locais remotos. O TIGER X1 (‘eXperimental prototype-1) pode ser conduzido como um veículo com tração integral ou, através das suas pernas, andar como uma pessoa ou um animal para chegar a sítios mais ermos. A versão atual do robô autónomo mede 50x30x18 centímetros, pelo que não pode ser usado para transportar pessoas, salienta o Engadget. John Suh, responsável pelo New Horizons Studio da Hyundai, revela que o foco atual está nas capacidades tecnológicas do veículo e, depois, a equipa trabalhará para aumentar o seu tamanho e capacidade de carga.
Esta unidade da Hyundai está a procurar cooperação de outras empresas de Mountain View para trazerem a sua experiência e criar um conceito melhor e mais eficiente. A equipa pretende explorar outros conceitos como a utilização de materiais, estruturas e sistemas de consumos de elevado desempenho, sistemas de avaliação e apostar num design centrado nos humanos. “Há muitos obstáculos que temos de ultrapassar (…) Mas o nosso grande desejo é tornar isto num produto. Um dia, de certeza”, exprime Suh.