A Samsung destacou, durante a apresentação das novas televisões para 2021, a intenção de ‘Going Green’, apostando na redução da pegada de carbono, na melhoria da eficiência energética dos seus equipamentos, num design de embalagem mais sustentável para reduzir até 200 mil toneladas de caixas de papelão ondulado por ano e o desenvolvimento de controlos remotos com célula solar, ou seja, que podem ser recarregados através de luz natural, artificial ou uma ligação USB, ajudando a evitar o consumo de 99 milhões de pilhas AAA produzidas ao longo de sete anos.
No que toca a televisores propriamente ditos, foram apresentados modelos de três classes distintas.
A tecnologia Neo QLED vai ser utilizada nos modelos de topo de gama 8K (QN900A) e 4K (QN90A), com Quantum Mini LED que têm 1/40 do tamanho de um LED convencional. Nestes equipamentos, a tecnologia Quantum Matrix permite o controlo ultrafino e preciso dos LEDs densamente compactados e o aumento de escala de luminância para 12-bits com 4096 níveis ajuda a tornar as áreas escuras mais escuras e as brilhantes mais claras, resultando numa experiência HDR mais precisa e envolvente. O processador Neo Quantum da Samsung traz recursos melhorados de upscaling e usa 16 modelos distintos formatados para fazer upscaling de IA e com tecnologia de aprendizagem profunda.
Na versão 8K, o televisor tem um novo design Infinity One, com um ecrã quase sem moldura e uma caixa Slim One Connect que melhora a gestão de cabos, havendo ainda som dinâmico com o Object Tracking Sound (OTS) Pro e SpaceFit Sound, que analisa o ambiente físico onde a TV está instalada.
Ambos os modelos 4K e 8K mencionados trazem a Samsung Health, que transforma a casa num ginásio personalizado, o Smart Trainer que monitoriza e analisa a postura em tempo real como um personal trainer, o Super Ultrawide GameView, que oferece aos jogadores a opção de jogar no rácio ultrawide de 32:9, o Google Duo, que permite aos consumidores iniciar uma videochamada com até 32 participantes e permitem uma melhor ligação do PC, facilitando a utilização de rato e teclado e acesso direto ao Office 365 a partir do menu de navegação.
A nova linha MICRO LED disponibiliza, pela primeira vez, a solução Micro LED num formato de TV tradicional. Esta linha usa luzes LED do tamanho de um micrómetro que eliminam a luz de fundo e os filtros de cor usados em monitores convencionais. Estes aparelhos estão disponíveis em versões de 110” e 99” desde o início e devem chegar tamanhos mais pequenos até ao final do ano. Em termos de som, o Majestic Sound oferece um som de 5.1 canais sem recorrer a altifalantes externos.
Por fim, a linha Lifestyle TV vai apostar em novos designs e formatos, como aconteceu com a The Frame em 2017. A nova versão de 2021 é mais fina que as anteriores e apresenta a profundidade de um quadro tradicional e está disponível em cinco sugestões de cores e dois estilos personalizáveis de moldura. A ligação à Art Store permite o acesso a mais de 1400 peças selecionadas, com tecnologia de curadoria baseada em Inteligência Artificial e analisa as preferências de cada consumidor para sugerir um conjunto de obras de arte.
Veja mais informações sobre estes novos modelos no site da Samsung.