A Ford anuncia a chegada do Mustang Mach-E a Portugal, um modelo desenvolvido com foco nas necessidades e desejos dos clientes. Esta é a primeira expansão da Ford para a gama Mustang em 55 anos e traz o icónico pony-car para o domínio dos elétricos. O Mach-E é um SUV novo, concebido de raiz para ser elétrico e segue os ideais de espírito livre que inspiraram o coupé desportivo mais vendido do mundo.
“Aquando do primeiro Salão Automóvel de Detroit, Henry Ford disse que estava a trabalhar em algo que iria cair como um potente relâmpago (…) Falava, então, do Model T. Hoje, a Ford Motor Company tem o orgulho de desvendar um automóvel que surge, de novo, como um potente relâmpago: o novo e 100% elétrico Mustang Mach-E. É rápido, é divertido, representa liberdade e destina-se a toda uma nova geração de proprietários Mustang” afirmou Bill Ford, Chairman Executivo da Ford Motor Company.
O Mustang-E está disponível com opções de bateria iões de lítio standard (75,7 kWh) e com extensores de autonomia (98,8 kWH), em versões de tração traseira ou integra, alimentado por motores de ímanes permanentes. A autonomia, para o caso da versão com extensor e tração traseira, chega aos 610 quilómetros em WLTP. No caso de optar por tração integral e extensor de bateria, o Mach-E chega aos 337 cv de potência e 565 Nm de binário. A combinação de elevada performance permite ir dos o aos 100 km/h em apenas quatro segundos e entrega uma potência estimada de 465 cv e 830 Nm de binário.
Há três modos de condução exclusivos, que controlam também definições como a iluminação ambiente, a sonoridade ou as animações dinâmicas no cluster de instrumentação. No que toca a tecnologia a bordo, há a nova geração do sistema de comunicações e entretenimento SYNC, com uma interface que apreende automaticamente as preferências dos condutores, evoluindo ao longo do tempo. A conectividade na cloud e o reconhecimento de voz conversacional ajudam a tornar o sistema mais simples de usar, havendo compatibilidade com Apple CarPlay, Android Auto e AppLink para smartphones e outros aparelhos móveis.
A arquitetura totalmente elétrica da Ford integra as baterias no fundo inferior do veículo, maximizando o espaço interior para cinco passageiros e bagagem. Debaixo do capô, encontramos uma unidade adicional de carga, drenável, com capacidade de cem litros, ideal para, por exemplo, roupas desportivas molhadas ou enlameadas ou equipamento de praia. A bagageira traseira tem 402 litros de capacidade e, com os bancos traseiros rebatidos, há 1420 litros de espaço de carga.
No interior do Mach-E, um sistema premium B&O Sound System inclui altifalantes integrados na frente do habitáculo, flutuando acima das saídas de ar como se fosse uma barra de som. Para entrar e arrancar, a tecnologia Phone as a Key recorre ao Bluetooth dos telefones dos clientes e desbloqueia as portas e permite iniciar a viagem. No caso de os smartphones não terem bateria, é possível introduzir um código de backup num teclado colocado no pilar B e um outro código para iniciar marcha pode ser introduzido no ecrã tátil central.
A Ford propõe ainda a Connected Wallbox que garante até cinco vezes mais potência de carregamento face à tomada doméstica típica, significando que os condutores podem ganhar 62 quilómetros de autonomia por cada hora de carga. O Cabo de Carregamento Caseiro Ford adiciona uma autonomia média de 14 km por cada hora de carga, usando-se uma tomada doméstica típica europeia.
Os preços para o Mustang Mach-E para Portugal começam nos 39809 euros para a versão de 75,7 kWh, 285 cv até aos €53.388 para a versão 98,8 kWh e 337 cv de potência.