A pandemia trocou as voltas à Oppo: quando a marca anunciou, em abril, a chegada ao mercado português, queria ter feito mais barulho (mediático) sobre isso. Mas com as atenções viradas para o combate à pandemia, a empresa decidiu fazer um compasso de espera. Agora a marca volta à carga: além de pelo menos um novo modelo de smartphone que vai ser lançado já em outubro – qual a empresa não diz –, segue-se a venda de relógios inteligentes e auriculares sem fios.
Os modelos destes gadgets que vão chegar ao mercado português, entre outubro e novembro, segundo os responsáveis da marca, são os auriculares Oppo W11 e Enco Free e os relógios inteligentes Oppo W46 e W41. “Alcance, afinidade e continuidade. São os três pilares para a presença em Portugal”, sublinhou Javier Palacios, diretor de marketing da fabricante chinesa para o mercado ibérico, numa apresentação à imprensa que aconteceu nesta quarta-feira.
A tecnológica está também a criar uma equipa local para que poder trabalhar mais próxima de operadores de telecomunicações e retalhistas de eletrónica. Além disso, a marca prepara-se para arrancar com uma campanha publicitária em televisão durante o mês de setembro, vídeo que terminará com uma ‘bicada’ à rival Huawei: “Com as tuas apps da Google favoritas”, numa alusão aos problemas que a Huawei tem enfrentado depois do bloqueio comercial dos EUA.
O responsável sublinha que a aposta da Oppo no mercado português estará acima de tudo focada em dispositivos de gama média e média/alta, mas com a promessa de abrir, mais tarde, a outros segmentos. “Na Europa [em comparação com a Ásia] temos de baixar o ponto de entrada, temos de trazer algum valor para o mercado, para a marca, para as operadoras de telecomunicações e para os revendedores”, acrescentou Javier Palacios.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/oppo-smartphone-1440x1080.jpg)
Quanto a objetivos, o marca não esconde que é ambição chegar ao top 5 dos maiores vendedores de smartphones em Portugal – igualando assim uma posição que já ocupa a nível global –, mas reconhece que é um objetivo que precisará de mais tempo para ser concretizado.
Atualmente a Oppo vende quatro modelos de smartphones no mercado português: A9 2020 (€269), A72 (€299), A91 (€359) e X2 Lite (€499).