O Google Chromecast tornou-se num dos produtos físicos mais bem-sucedidos da empresa norte-americana e uma nova versão está a caminho. De acordo com as informações que têm sido divulgadas no fórum XDA Developers, o novo Chromecast terá um aspeto mais alongado, suporta vídeos 4K, diferentes formatos de imagem de alto contraste dinâmico (HDR) e vai ter, inclusive, um modo de baixa latência a pensar nos videojogos.
Este novo Chromecast, que por agora é conhecido pelo nome de código “Sabrina”, vem, ao que tudo indica, equipado com 2G de memória RAM e com o processador de quatro núcleos Amlogic S905X2. Além disso, estarão também asseguradas as ligações por Wi-Fi e Bluetooth.
Através do suporte do standard HDMI 2.1, o periférico “Sabrina” além do vídeo em ultra alta definição até 60 frames por segundo, vai suportar conteúdos em HDR10, HLG e Dolby Vision, três dos formatos mais populares de contraste dinâmico.
E a pensar no serviço de videojogos Google Stadia, que permite jogar títulos graficamente exigentes sem a necessidade de ter uma consola, a nova versão do Chromecast tem integrado um modo automático de baixa latência (ALLM na sigla em inglês), que na prática desativa o processamento que o televisor pode fazer às imagens que estão a ser transmitidas para garantir que a reprodução é a mais rápida possível, reduzindo assim a latência da jogabilidade. De acordo com o que foi apurado, este modo só será compatível com televisores que já têm de origem um ‘modo de jogo’ de origem, com o “Sabrina” simplesmente a ativar este modo de forma automática quando o utilizador quiser jogar.
As imagens reveladas mostram ainda que além do periférico que se liga ao televisor, o novo Chromecast terá um comando dedicado e que permitirá executar aplicações, como YouTube e Netflix, com um simples premir do botão.
Ainda não existem informações sobre quando este novo gadget da Google poderá ser lançado e quanto vai custar.