Os computadores Raspberry Pi 4 estão agora disponíveis com preços desde os 35 dólares (2 GB), 55 dólares (4 GB) ou 75 dólares (8 GB). Já se sabia que a Raspberry Pi Foundation tinha uma variante de 8 GB em mente há um ano, quando foi anunciado o lançamento da versão Raspberry Pi 4 Model B.
Eben Upton, CEO da Raspberry Pi Trading e cofundador da Raspberry Pi Foundation, refere que “a única barreira para a oferta de uma variante com mais memória era a falta de um package de 8 GB LPDDR4. Estes não existiam (pelo menos não num formato que pudéssemos usar) em 2019, mas felizmente os nossos parceiros na Micron aceleraram o desenvolvimento de um componente compatível”, cita a publicação ZDNet.
O novo Raspberry Pi 4 de 8 GB destina-se a todos os que pretendam compilar grandes ‘pedaços’ de software, correr cargas de trabalho de servidor ou simplesmente ter mais separadores do browser abertos.
A pandemia da Covid-19 levou ao atraso do lançamento desta versão, devido a disrupções causadas na cadeia de fabrico e de fornecimento. O desenho da nova placa teve de ser refeito para acomodar picos de corrente mais elevados que possam ser causados pelo novo componente de memória.
Outra novidade da instituição é o novo nome do sistema operativo que passa de Raspbian para Raspberry Pi OS. O sistema operativo vai estar disponível também em versão de 64 bits agora, destinada aos utilizadores mais avançados. A versão de 64 bits ainda está em fase beta e tem algumas funcionalidades em falta, mas há a expetativa de que a versão final possa ser uma alternativa real ao Ubuntu e ao Gentoo de 64 bits. O novo sistema operativo só pode ser instalado nos aparelhos Pi 3 e Pi 4.