A Apple está a trabalhar nuns óculos de Realidade Aumentada há alguns anos. Ontem surgiram mais detalhes sobre o aparelho, divulgados por Jon Prosser, o autor do Front Page Tech, que alega ter visto vídeos com um protótipo em funcionamento. Segundo Prosser, os óculos vão ter ecrãs nas duas lentes, um sensor lidar na armação e irão ser compatíveis para quem já usa óculos habitualmente. Os Apple Glass (é com este nome que os óculos vão ser colocados no mercado) vão estar disponíveis com um preço a rondar os 499 dólares, noticia a Cnet. Para quem já usa óculos no dia a dia, a Apple conseguirá preparar lentes com graduação para integrar nos Glass.
Os Apple Glass (nome idêntico ao que a Google escolheu para os seus óculos) vão ter um aspeto semelhante aos óculos tradicionais e não vão ter câmara integrada. Todo o processamento de conteúdo a ser visto nos Apple Glass vai ser feito pelo iPhone que tem de estar emparelhado a todo o momento e, segundo Prosser, o aparelho vai poder ser carregado sem fios, através de uma base própria. O controlo do conteúdo a mostrar e ações a realizar vai ser feito através de gestos em frente ao aparelho.
Recorde-se que Tim Cook já veio a público dizer que acredita que a Realidade Aumentada vai ter um papel importante no futuro da tecnologia, possivelmente com um impacto semelhante ao que tem o iPhone. A Apple comprou recentemente a NextVR como forma de reforçar a aposta neste segmentos.
Os planos originais da Apple incluíam a apresentação dos Apple Glass durante a cerimónia de lançamento do iPhone de nova geração, mas o contexto de pandemia atual poderá levar a empresa de Cupertino a adiar esta ideia para 2021.