A Sony deu a conhecer dois modelos de sensores de visão inteligentes, com a fabricante a adiantar que são os primeiros sensores de imagem do mundo equipados com a funcionalidade de processamento por Inteligência Artificial (IA). O anúncio foi feito numa apresentação online onde a Exame Informática marcou presença.
Os modelos chamam-se IMX500 e IMX501 e ambos possuem 12,3 MP (4056×3040), 1,55×1,55 μm e diagonal de 7,857 mm (tipo 1/2.3). Além disso, possuem uma configuração de empilhamento, ou seja, juntam o chip lógico e o do pixel (mais detalhe na imagem abaixo). O IMX500 refere-se apenas ao chip, já tem samples disponíveis para clientes e custa cerca de 86 euros (o equivalente a 10.000 ienes japoneses). Por sua vez, o IMX501 é o produto finalizado, terá samples disponíveis para o mercado, à partida, em junho e custará cerca de 172 euros (20.000 ienes japoneses).
Com estes produtos, a Sony pretende explorar o potencial das câmaras equipadas com IA, já que estes sensores permitem fazer o processamento no próprio dispositivo em vez de recorrer à cloud, o que reduz a latência na transmissão de dados, reforça a componente de segurança e diminui o consumo energético e os custos de comunicação. Esta será, contudo, uma solução primordialmente vocacionada para equipamentos ligados à indústria e ao retalho.
Um exemplo é a utilização numa superfície comercial, em que pode servir para contar o número de visitantes, detetar falta de stock, identificar o comportamento dos consumidores, etc.
Questionados durante o evento sobre a possibilidade dos novos sensores poderem vir a marcar presença em dispositivos como smartphones ou consolas como a PlayStation, os responsáveis da Sony responderam apenas: “Não comento”. Adiantaram, contudo, que são sensores que fazem sentido marcarem presença em carros autónomos. Os executivos adiantaram ainda que estes são apenas os primeiros chips de uma nova linha de sensores desenvolvida pela empresa de semicondutores da Sony.
Refira-se que a divisão de semicondutores da marca japonesa começou por se focar mais no desenvolvimento de soluções para a PlayStation no início deste século e que embarcou nos últimos anos para uma transição onde os sensores de imagem ganharam uma maior preponderância. Agora a Sony considera que o principal objetivo dos sensores “já não é uma imagem bonita, são os dados”.
Pode saber um pouco mais sobre os novos sensores da Sony no vídeo abaixo.