Já são conhecidas as especificações técnicas oficiais da PlayStation 5: processador de oito núcleos, com velocidade de relógio máxima de 3,5 GHz, baseado na arquitetura AMD Zen 2; unidade gráfica que entrega 10,28 teraflops de desempenho, baseada na arquitetura RDNA 2 da AMD, com 36 unidades de computação; 16 GB de memória RAM (GDDR6); e uma unidade de armazenamento SSD NVMe de 825 GB, de acordo com o que foi revelado nesta quarta-feira pela empresa e pela publicação Eurogamer.
A questão do armazenamento SSD foi, aliás, um dos grandes focos da apresentação que a Sony Interactive Entertainment fez. De acordo com a empresa, o objetivo é permitir que a PlayStation 5 tenha carregamentos “instantâneos”, graças à integração entre o SSD e os restantes componentes da consola. Se o objetivo da Sony for cumprido, então a PlayStation 5 será capaz de transferir 5,5 gigabytes de dados por segundo, o que deverá reduzir o tempo de carregamento dos jogos para duas décimas de segundo.
Ficou ainda confirmado que a consola será compatível com discos rígidos (HDD) para expansão de armazenamento, algo que deverá ser importante para garantir a compatibilidade com os jogos da atual consola, a PlayStation 4. Ficou ainda confirmada a utilização de um leitor de discos Blu-Ray 4K na PlayStation 5.
Por revelar ficou ainda o design da consola e o preço de venda – que poderá aproximar-se dos 500 euros, segundo as informações até agora apuradas. Antes, já a Sony tinha confirmado suporte para gráficos 8K e tecnologia de iluminação ray-tracing na PlayStation 5.
De recordar que a Microsoft também já revelou as especificações finais da Xbox One Series: CPU customizado Zen 2 da AMD com oito núcleos a 3,8 GHz e um GPU customizado RDNA 2 igualmente da AMD com 12 teraflops; 16 GB de RAM – 10 GB para otimizar o GPU, 3,5 GB para a memória standard e 2,5 GB para o sistema operativo – e um SSD NVME customizado de 1 TB.