Quando pensa em realidade virtual (RV), provavelmente o nome Panasonic não está entre os primeiros que lhe vêm à cabeça – mas no Consumer Electronic Show (CES), a empresa japonesa mostrou os primeiros óculos RV que suportam conteúdos de elevada gama dinâmica (HDR), uma tecnologia que garante uma melhor reprodução de cores.
Segundo a informação partilhada pela Panasonic, os óculos também são capazes de reproduzir conteúdos em ultra-alta definição (UHD/4K), um elemento importante numa tipologia de conteúdos no qual o realismo, para provocar uma sensação de imersão, é importante.
Além da melhor qualidade de imagem, os óculos da Panasonic também estão a dar que falar pelo aspeto. Se até aqui a esmagadora maioria dos equipamentos de RV são óculos de grande volume e que ocupam uma parte significativa da cara – como os Oculus Quest –, os Panasonic são muito mais pequenos, leves e discretos.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/01/panasonic-rv-1024x576.jpg)
«A Panasonic conseguiu atingir uns óculos RV compactos e leves que oferecem imagens de alta qualidade, som otimizado e que entregam sensações realistas que puxam o utilizador para as imagens projetadas diante dos olhos, mantendo o conforto de usar uns óculos», descreve a gigante japonesa em comunicado.
O design dos óculos já mereceu, inclusive, elogios por parte de Palmer Luckey, um dos cofundadores e antigo diretor executivo da Oculus, empresa de realidade virtual que faz parte da Facebook.
A Panasonic diz ter usado o conhecimento que tem noutras áreas de produto – como os televisores – para criar um dispositivo de realidade virtual que está mais otimizado para períodos de consumo de conteúdos mais longos.
Por agora ainda não são conhecidos o preço e a data de lançamento dos Panasonic RV. O equipamento precisa de ser ligado a um computador para funcionar.