2020 é o ano em que o 5G se vai tornar mais presente e a Qualcomm tem componentes prontos para suportar esta transformação. Esta foi a mensagem passada por Cristiano Amon, presidente da empresa, durante o Snapdragon Tech Summit, evento anual da Qualcomm.
A empresa apresentou os Snapdragon de topo de gama 865, a versão 765 e a versão para gaming 765G. Os novos chips devem trazer várias melhorias de desempenho no que diz respeito a Inteligência Artificial e a vídeo 8K, com as especificações a serem apresentadas durante o dia de hoje.
O Snapdragon 865 é a plataforma de topo de gama e que inclui um Snapdragon X55 Modem-RF System, que a Qualcomm descreve como «a plataforma global de 5G mais avançada de todo o mundo, desenhada para trazer conectividade sem paralelo e performance para a próxima geração de aparelhos de topo». Os Snapdragon 765 e 765G vão ter conectividade 5G integrada, processamento de IA e oferecer as experiências Snapdragon Elite Gaming. Os chips 765 representam a primeira aposta da Qualcomm em SoC (de system-on-a-chip) com 5G integrado, uma abordagem que permite não usar modems independentes e que consomem mais energia. Esta solução permite aumentar a autonomia dos telemóveis futuros e ainda tornar os equipamentos mais baratos.
No que diz respeito a marcas e modelos, sabe-se que a Xiaomi e a Oppo já estão a trabalhar em aparelhos com os Snapdragon 865 a serem lançados no primeiro trimestre de 2020. Por outro lado, a Nokia (agora HMD Global) e a Motorola também estão a trabalhar com os chips 75 e 865, respetivamente.
Leia aqui sobre o novo sensor de impressão digital apresentado neste evento.