A Microsoft apresentou nesta quarta-feira o Surface Neo, o novo computador portátil da empresa. O destaque vai para os dois ecrãs de nove polegadas que ocupam toda a área de trabalho do dispositivo – as duas partes do computador estão ligadas por uma dobradiça que garante uma rotação de 360º a um dos painéis.
Se estiver a perguntar onde estão as teclas, a Microsoft criou um teclado magnético que o utilizador pode colocar na parte de trás do computador quando está fechado e sobre um dos ecrãs quando está aberto. Quando está a usar o teclado sobre um dos ecrãs, o sistema operativo adapta automaticamente as aplicações abertas para que caibam num único ecrã.
Também vai ser possível usar a nova Surface Pen Slim, uma versão mais precisa da caneta eletrónica da Microsoft, com o Surface Neo. O periférico usa igualmente um sistema magnético para ficar fixado na parte traseira do computador quando não está a ser usado.
Segundo a Microsoft, o Surface Neo é uma nova categoria de produto e por isso foi necessário criar uma versão diferente do Windows para equipamentos com dois ecrãs. A nova versão do sistema operativo é chamada de Windows X e faz uma gestão automática das aplicações para um ambiente de trabalho de dois ecrãs.
A Microsoft apenas adianta que o Surface Neo vai ficar disponível no final de 2020 e ainda não revelou qualquer indicação sobre o preço do computador.