A Sony anunciou estar a trabalhar um tipo de cartões de memória mais rápido dos que os que existem no mercado. Os CFExpress usam tecnologia PCIe Gen como os SD Express e MicroSD Express, mas têm um formato maior, semelhante aos cartões Compact Flash. A proposta da Sony promete ler dados a 1700 MB/s e escrever informação a 1480 MB/s, noticia o Engadget. Também a resistência destes modelos será até três vezes superior ao standard CFExpress.
Neste momento, este tipo de velocidades só será aproveitado na íntegra por câmaras RAW profissionais, como as Red ou Arri. Até agora, estes modelos permitiam a opção de se gravar a imagem diretamente em discos SATA SSD, mas a solução CFExpress permite até três vezes mais velocidade.
A Nikon vai atualizar o firmware das Z6 e Z7 para suportar este formato de cartão. Numa primeira fase, a Sony vai disponibilizar os cartões apenas com 128 GB, estando as versões de 256 e 512 GB agendadas para um lançamento posterior. Ainda não se conhecem os preços que a Sony vai pedir por estes cartões de memória.
Outros fabricantes como a ProgGradeDigital já anunciaram estar a trabalhar também em cartões CFExpress.