E eis que chegou a hora de o flash descobrir por si só qual o melhor ângulo para emitir luz. A Canon acaba de lançar uma nova versão do Speedlite, que sempre que o utilizador prime o botão de disparo, tira as medidas à distância a que se encontra o objeto fotografado e a distância a que se encontra o teto – e por fim, assume a posição considerada mais indicada para iluminar a foto. O novo flash foi batizado de 470EX-AI. Já começou a ser anunciado nos EUA com um preço de 399 dólares. A estreia está prevista para abril, informa o The Verge.
O novo flash da Canon dispõe de motores elétricos e também de um sensor para fazer as diferentes medições. O The Verge dá conta de que a inteligência artificial deste flash automático apenas funciona na sua plenitude quando a foto é feita no interior, e há um teto por cima – que não pode estar a mais de sete metros de distância, para que a orientação seja feita de modo adequado.
O 470EX-AI também dispõe de funções de personalização que permitem fixar a direção e o foco do flash de acordo com as preferências do utilizador – o que poderá ser especialmente válido para quem quiser sair do cânone determinado para a luminosidade que deve ser usada em cada fotografia.
No vídeo produzido pela Canon que se encontra mais abaixo, pode ver como funciona o 470EX-AI.