O carro autónomo é uma espécie de casulo, faz lembrar uma torradeira irritada, e consegue levar até quatro passageiros, com os comandos a serem dados por voz. O motor é tem 135 cavalos e está ligado a uma bateria de iões de lítio de 60 kWh. O Sedric é considerado um precursor nos planos da VW, que prevê lançar mais de 30 modelos autónomos até 2025. A empresa está a contratar especialistas neste segmento e pretende investir vários milhares de milhões de euros na condução autónoma, revelou Matthias Mueller, responsável pela VW, citado pela Reuters.
Os fabricantes automóveis e parceiros estão a trabalhar em diferentes vertentes, com câmaras, radares e tecnologia LIDAR, para desenvolver carros que tenham a capacidade de mover grupos de passageiros de um lado para outro, sem qualquer condutor.
O Sedric é um Level 5, no sentido em que é completamente autónomo e dispensa a presença de um condutor: basta entrar e dizer para onde queremos ir. A Mercedes Benz apresentou um modelo com estas características há dois anos, enquanto a Toyota prevê fazer o mesmo só daqui a 10 ou 15 anos e a Ford só em 2025.
Ainda não há qualquer informação sobre se o Sedric chegará ao mercado nesta versão e a que preço.