


DX900

DX800



HJX6M

BTS30




A Internet das Coisas está a chegar em força ao mercado da eletrónica de consumo. A Samsung mostrou-o no recente evento que realizou no Mónaco e a Panasonic também o está a fazer na Convention – o certame europeu onde dá a conhecer as suas principais novidades para o ano –, que decorre esta 2ª e 3ª feira em Frankfurt. Os primeiros minutos da sessão plenária foram dedicados a este tema, com a Panasonic a mostrar o exemplo de Fujisawa, uma cidade inteligente que concilia diferentes tecnologias (sensores, câmaras, etc.) para alcançar maior segurança e eficiência energética.
Para mostrar que é uma das marcas melhor colocadas para triunfar no mercado da Internet das Coisas, a Panasonic apresentou novidades para variadíssimos segmentos. Por exemplo: há o DS596M, um micro-ondas a vapor vocacionado para quem privilegia um estilo de vida saudável; a ES-ED96 Wet&Dry, uma depiladora com oito acessórios e uma cabeça oscilante flexível de 60⁰; ou as ES-LV6N e ES-LV9N, máquinas de barbear de cinco lâminas que detetam automaticamente a densidade da barba e ajustam a velocidade do motor para proporcionar um barbear suave.
Mas o grande destaque foram as televisões. Depois de ter sido apresentada na CES, a DX900, que tem certificação Ultra HD Premium e incorpora o novo processador Studio Master HCX+, chega agora à Europa em modelos de 58 e 65”. Novidades completas foram os modelos 4K DX800 (2000 Hz, BMR ou Backlight Motion Rate, disponível em 50 e 58”), DX780 (1800 Hz, BMR, disponível em 50, 58 e 65”), DX700 (1400 Hz, BMR, disponível em 40, 50 e 58”) e DX600 (800Hz, BMR, disponível em 40, 49 e 55”), sendo que as versões DX800 e DX780 trabalham com o processador Studio Master HCX e oferecem reprodução HDR.
A nível de auscultadores e auriculares, a Panasonic deu a conhecer os in-ear premium HJX6M e os HF300/M (com e sem microfone), sendo que os que mais chamaram a atenção foram os BTS50 e os BTS30, que são auriculares desportivos sem cabos.