

A portuense Findster foi uma das 10 empresas selecionadas a nível mundial para receberem o apoio da HAX, uma importante aceleradora norte-americana dedicada a produtos de hardware.
Segundo a Findster, a integração no HAX vai permitir à empresa portuguesa ter apoio de alguns dos mais reputados especialistas em retalho, marketing digital e logística.
O produto da empresa nacional é apresentado como «o primeiro sistema de localização a nível mundial que não exige o pagamento de mensalidades para a sua utilização». A empresa do Porto garante que o produto, que vai começar a ser comercializado em fevereiro, é totalmente produzido em Portugal.
Ao contrário do habitual em produtos de localização GPS, o Findster não usa as redes móveis para comunicar dados geográficos, mas sim comunicações de rádio. A desvantagem desta arquitetura é o alcance relativamente reduzido – o módulo de localização comunica com uma estação base que, por sua vez, está ligado à Internet. O Findster é apresentado como um produto indicado para identificar a posição de pessoas ou animais.