A falha de segurança está presente num programa de apoio ao cliente que vem pre-instalado em algumas máquinas recentes da Dell. Este programa traz um certificado que identifica a máquina junto dos serviços da Dell. O problema é que o certificado pode permitir a hackers enviarem e receberem mensagens encriptadas na máquina, sem que o utilizador se aperceba. Daí ser também possível aos atacantes tentarem redirecionar o tráfego web, enganando o utilizador, explica a Cnet.
A Dell já publicou um conjunto de instruções para que cada utilizador possa desinstalar o certificado manualmente. No entanto, a empresa está também a enviar uma atualização de software a todas as máquinas afetadas que procura o certificado e o remove de forma permanente. A empresa americana afirmou que «A segurança e privacidade dos clientes são a maior preocupação e prioridade», embora não tenha respondido a mais questões sobre o tema.
Sabe-se que a falha pode estar a afetar computadores e portáteis enviados para o mercado desde agosto e que no terceiro trimestre do ano, a marca vendeu dez milhões de máquinas em todo o mundo.