
No início de 2015, a Nvidia conta começar a disponibilizar junto da indústria automóvel o Tegra X1. O novo chip foi desenhado para melhorar o potencial gráfico e multimédia das diferentes superfícies que podem funcionar como um ecrã – sejam elas retrivisores, manómetros, sistemas de navegação ou até os monitores que alguns automóveis disponibilizam para a reprodução de vídeos.
O Tegra X1 deverá alcançar o dobro do desempenho do antecessor Tegra K1, refere a Reuters.
Na conferência de imprensa realizada no CES, de Las Vegas, os líderes da Nvidia deram ainda a conhecer o potencial dos Tegra X1, quando integrados numa plataforma que processa dados de 12 câmaras de monitorização de tráfego e que analisa as condições de segurança nas estradas.
A nova plataforma, que deverá estrear em breve, distingue-se ainda por reconhecer sinais da estrada, bem como peões e travagens de carros que se encontram na mesma fila de trânsito.
Atualmente, a Nvidia já fornece chips para automóveis da Audi, BMW e Tesla. A par da indústria de telemóveis, a aposta no segmento automóvel tem produzido frutos: no terceiro trimestre, a fabricante de chips faturou 168 milhões de dólares com soluções para o setor automóvel e para os fabricantes de telemóveis. O valor ainda destoa dos 1,2 mil milhões de dólares da faturação total – mas reflete um crescimento de 51% face ao ano anterior.