Trata-se basicamente de um router equipado com software de código aberto e que usa o protocolo Tor para tornar anónimas todas as comunicações. A Anonabox redireciona todo o tráfego que lhe chega via Wi-Fi ou Ethernet pela rede Tor e esconde o endereço IP do utilizador. De acordo com a Wired, o projeto está a angariar fundos no Kickstarter e a caixa é tão pequena que podemos colocar duas dentro de um maço de cigarros.
A caixa pode ser usada para tornar anónima a navegação na Internet e também a partilha de ficheiros, mensagens instantâneas, comunicações por email e outras atividades digitais.
Esta solução pode ajudar os utilizadores que moram em países com regimes de censura forte, como por exemplo na China, a navegar e a comunicar online de forma segura e livre.
As vantagens da Anonabox são o seu tamanho reduzido e o facto de poder ser vendida a um preço relativamente seguro, aliadas à eficiência que promete atingir. A pequena caixa liga-se através de um cabo micro-USB, tem 64 MB de armazenamento e um processador a 580 MHz, o que garante o funcionamento do software Tor sem interrupções.
Os responsáveis pelo projeto Tor confirmam que estão de olho neste hardware e que se revela bastante promissor até agora. Um router que reencaminhe todo o tráfego realizado pelo utilizador pode ser uma das melhores soluções para navegar permanentemente de forma anónima e segura.
A ideia surgiu durante a Primaver Árabe, entre 2010 e 2011 e o primeiro objetivo era que a caixa pudesse ser usada em nações com regimes ditatoriais e onde cidadãos e jornalistas não tivessem acesso livre à Net.