
Chama-se GeForce GTX 980M e é o primeiro processador gráfico para portáteis baseado na mais recente arquitetura gráfica da Nvidia (Maxwell).
Segundo informações da Nvidia, o 980M diminui significativamente a diferença de desempenho existente entre as versões desktop e portátil do mesmo processador gráfico. Dando como exemplo a evolução dos chips da própria marca, o 980M tem 80% do desempenho do 980 (versão desktop), enquanto o 680M tinha 60% do desempenho do 680 (arquitetura Kepler apresentada em 2013) e o 480M se ficava pelos 40% do desempenho do 480 (arquitetura Fermi apresentada em 2010).
O desempenho de topo do GeForce 980M deverá permitir correr os jogos mais exigentes acima de resoluções Full HD. Segundo benchmarks já apresentados, o 980M consegue duplicar o desempenho gráfico em alguns dos jogos mais conhecidos relativamente ao 680M.
O primeiro Maxwell para portáteis apresenta as mesmas tecnologias da versão desktop, como novos sistemas de melhoria de efeitos geométricos e de luz. Uma das funcionalidades em destaque é o Multi-Frame Sampled Anti-aliasing, que permite eliminar o escadeamento dos gráficos (resolução aparente superior à resolução real) com menos impacto sobre o desempenho relativamente aos sistemas de Anti-aliasing anteriores.
A Nvidia garante que o Maxwell traz também melhorias ao nível da otimização energética. Aliás, há uma funcionalidade específica para melhorar a autonomia, o BatteryBoost, que pode aumentar a autonomia entre 20 a 50 por cento (dados da Nvidia) quando a jogar, garantido, simultaneamente, a fluidez do jogo.