Yuichiro Takeuchi apresentou um conceito que promete ser revolucionário quando for aplicado a uns óculos inteligentes. O investigador mostrou um vídeo onde edifícios icónicos de Nova Iorque aparecem a ser dobrados e moldados, de acordo com instruções do utilizador. A ideia foi replicada do filme Inception, de Christopher Nolan, onde o protagonista consegue adaptar a estrutura que o rodeia à sua vontade.
Takeuchi quer aplicar o conceito a uns óculos e criar um wearable que poderá ajudar em diversas situações. «Em cidades densas como Tóquio ou Nova Iorque, nunca sabemos se há um carro do outro lado da esquina. Os Inception Glasses podem tornar os edifícios transparentes», explica o criador citado pela Fox News. Outra ideia é ajudar um visitante que chegue a uma cidade pela primeira vez: com estes óculos, os edifícios ficam todos achatados ou reduzidos, para ajudar a perceber como se pode ir do ponto A para o B ou se consiga ter uma ideia mais real da cidade onde se está. Uma outra utilização possível seria mostrar os restaurantes nas redondezas e ajustar a sua altura consoante, por exemplo, as críticas publicadas em sites da especialidade, como o Yelp. Assim, podemos encontrar o melhor restaurante italiano à nossa volta, bastando dirigir-nos para o prédio mais alto.
A ideia foi apresentada no âmbito do simpósio “The Point of Knowing”, no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. Esta é a primeira conferência do género a ser organizada pela Sony Computer Science Laboratories, uma divisão especializada em investigação e na criação de soluções para problemas reais, como a falta de comida, escassez de recursos naturais, pobreza ou crises energéticas, entre outros.
Veja os vídeos publicados pelo Digital Trends.