O sistema vai permitir que helicópteros e pequenas aeronaves possam aterrar em segurança, mesmo com condições meteorológicas adversas. Os Skylens recebem vídeo através de câmaras colocadas na frente da aeronave ou do helicóptero, há informação sobre o tráfego local de outras aeronaves e uma câmara do tamanho de um isqueiro monitoriza os movimentos de cabeça do piloto para mostrar as imagens de forma sinronizada.
«Isto permite ao piloto ter muito mais confiança de que pode olhar para diante e ver como tudo estivesse normal», diz Dror Yahav, da Elbit Systems, a empresa israelita que desenvolveu o sistema, citado pela New Scientist.
Os Skylens podem ser sincronizados com outros aparelhos que já estejam a bordo de aviões e helicópteros, como por exemplo, com o sistema de radar, com o velocímetro ou com o altímetro.
O sistema já foi testado por mais de 150 pessoas em diferentes condições e aeronaves. O Skylens vai ser testado pelas autoridades para se perceber se pode receber as certificações necessárias e entrar no mercado em 2016.