Esqueça o aeromodelismo e também a aviação comercial: o AR5 Life Ray, que acaba de ser apresentado no Farnborough International Airshow (FIA), no Reino Unido, é um drone. E por sinal, um dos maiores que a empresa portuguesa Tekever desenvolveu nos últimos tempos.
Nos céus britânicos, com o ministro da defesa José Pedro Aguiar-Branco na assistência, o AR5 Life Ray deu a sua primeira prova de vida oficial.
Na Tekever, o novo drone é apresentada como um marco no que toca ao desenvolvimento de máquinas autónomas com capacidade para executar missões de médio e longo alcance. A estreia comercial está prevista para 2015.
Com capacidade para transportar 50 quilos de carga, o novo AR5 distingue-se ainda pela envergadura de 4,3 metros e o comprimento de três metros, bem como uma autonomia de oito a 12 horas de voo. A velocidade máxima está fixada nos 140 Km/h.
A Tekever refere ainda que o novo drone está apto a comunicar com satélites e a enviar em tempo real dados captados pelos vários sensores que se encontrem a bordo.
A empresa portuguesa refere ainda que os clientes têm a possibilidade de escolherem os sensores que poderão ser integrados na máquina: AIS Transponder; LIDAR, câmaras de alta definição de espectro visível, infra-vermelhos ou radares de abertura sintética são alguns do exemplos mencionados.