
Quem tiver um MacBook Air de 2012 com 64 GB ou 128 GB deverá ser avisado pelo sistema sobre a atualização MacBook Air Flash Storage Update 1.1.
A Apple descobriu que “uma pequena percentagem das unidades de armazenamento flash nestes MacBook Air apresentam um problema que pode resultar na perda de dados”.
Se o sistema for um dos afetados pelo problema, o programa faz um teste ao SSD e atualiza o firmware. Caso o teste falhe, o SSD terá de ser trocado.
O Ars Technica indica que a Apple inclui um programa de trocas nos EUA que substitui gratuitamente o SSD caso haja um defeito que não possa ser corrigido pela atualização de firmware.
A Exame Informática contactou fonte da Apple para confirmar se a troca de SSDs é também válida para Portugal. Atualizaremos a notícia caso a empresa nos responda.
De qualquer modo, o nosso conselho a quem tiver uma destas máquinas é que faça uma cópia de segurança dos documentos tão depressa quanto possível, dado que os SSDs podem não apresentar quaisquer sintomas antes de avariar.