Está longe de ser a única fonte de informação dos anunciantes, mas esta é outra fonte de informação que por sinal provém de um sítio de onde a maior parte dos utilizadores não esperaria: os acelerómetros dos smartphones.
Este método de localização dos telefones foi revelado pelo investigador Hristo Bojinov, da Universidade de Stanford. Como os acelerómetros funcionam de forma imperfeita, cada um tem o seu resultado único quando estão em modo idle. Esta informação é suficiente para identificar a localização do utilizador. Os anunciantes podem usar estes dados para servir anúncios relevantes.
De acordo com o SFGate, Bojinov não percebeu se o método já está a ser usado por alguma empresa. O investigador preparou um site onde o utilizador pode verificar o rasto deixado pelo seu acelerómetro.
Apesar de não ser a única fonte que pode ser usada pelos anunciantes, é fácil perceber que este método não será descartado. Esta pode ser mais uma forma de seguir o utilizador pela Net móvel com facilidade.