É uma das novidades que deverão ser anunciadas no Intel Developer Forum, que se realiza entre 10 e 12 de setembro, em São Francisco: a gigante dos processadores está a desenvolver uma versão de chips da família Atom para robôs, set-top boxes e computadores de bordo de automóveis.
A nova versão de processadores, que é conhecida pelo nome de código Bay Trail-I, está a ser desenvolvida em paralelo com as versões de chips para tablets (Bay Trail-T) e para portáteis (conhecida por Bay Trail-M).
De acordo com notícia da Computerworld, a nova família de chips deverá ser fabricada com um processo de fabrico de 22 nanómetros, que sobrepõe vários transístores com o objetivo de garantir maior eficiência energética.
Ainda não há uma data prevista para a estreia comercial. Sabe-se que o Bay Trail-I tem por objetivo suceder a algumas versões de chips da família Cedar Trail.
Ainda antes de estrear no mercado, o Bay Trail-I já tem alguns concorrentes identificados: os G-series e R-series da AMD e um sem número de chips baseados na arquitetura ARM.