O código descoberto pelo site Anandtech seria um indicador de que o novo smartphone topo de gama da Samsung só funciona à velocidade máxima para ganhar vantagem nos benchmarks. Aparentemente, a Samsung preparou o smartphone para aumentar a velocidade da GPU para os 533 MHz (em vez de 480 MHz normais) apenas perante determinadas aplicações, dando-lhe um aumento de 11% na performance que os utilizadores não podem aproveitar no seu dia-a-dia.
Entretanto, a Samsung veio refutar estas alegações, alegando estar inocente. “Não usámos propositadamente nenhuma ferramenta específica para atingir valores mais elevados em benchmarks”, foi a resposta dada.
Segundo o The Verge, a empresa acrescentou que “em condições normais, o Galaxy S4 funciona [com uma velocidade de] até 533 MHz” e que certas aplicações que usem o ecrã completo (ou seja, programas em que não apareça a barra de estado do Android), como a câmara, o browser, o leitor de vídeo ou programas de benchmark são automaticamente categorizadas como aplicações que necessitam do desempenho máximo.
Todavia, estas alegações de inocência do fabricante Coreano não ajudam a explicar o código referente a aplicações de testes que o AnandTech encontrou.
O site diz ter aberto o ficheiro TwDVFSApp.apk num editor hexadecimal, onde descobriu a prova de que existem perfis de exceção que indicam ao telefone quando funcionar mais depressa. Na linha de código “BenchmarkBooster" foram encontradas referências às aplicações de testes Antutu, Quadrant, Linpack e Benchmark Pi – todas elas apps populares de testes para a plataforma Android.