Depois de uma primeira apresentação na CES, em janeiro, a Nvidia permitiu, agora, que os jornalistas começassem a fazer testes preliminares ao Tegra 4, o próximo chipset da empresa para tablets e smartphones.
O Engadget testou o Tegra 4 no Mobile World Congress e os resultados falam por sim: um tablet de referência com este chipset obteve 16.436 pontos no teste Quadrant, contra os 4600 do Asus Transformer Pad Infinity, um modelo Tegra 3. Já no Sunspider, o modelo Tegra 4 obteve valores de apenas 499 ms contra os 865 ms de um iPad 4, por exemplo (quanto menor, melhor).
Apesar de todo este poder de processamento, o chipset não parece ser demasiado exigente em termos energéticos. O Engadget diz que durante um teste onde se correu um vídeo a 1080p, o consumo energético rondou os 950 miliwatts, contra 1,2 Watts de outros dispositivos.
Recorde-se que o Tegra 4 é um chipset que inclui uma GPU de 72 núcleos, uma CPU A15 de quatro núcleos e inclui conectividade LTE. Espera-se que os primeiros produtos Tegra 4 cheguem ao mercado na segunda metade de 2013.