O HomeSync da Samsung, apresentado no Mobile World Congress 2013, é um dispositivo compacto com um disco rígido de 1 TB e portas HDMI, USB 3.0 e rede (Ethernet). Com sistema operativo Android, este aparelho funciona com um media center sendo capaz de reproduzir conteúdos multimédia e correr apps, incluindo aplicações para acesso a redes sociais.
No entanto, o HomeSync está longe de ser apenas um media center sofisticado, já que inclui capacidades de NAS (armazenamento em rede), o que significa que pode funcionar com um servidor de alojamento de ficheiros dos utilizadores. O acesso pode ser feito através da rede doméstica ou via Internet através de um sistema de controlo que garante que apenas os utilizadores autorizados podem aceder ao conteúdo armazenado no aparelho.
Mais diferenciador é a capacidade de o HomeSync comunicar diretamente com diferentes tipos de dispositivos além dos PCs, incluindo tablets e smarthones. Na realidade, até é possível utilizar um smartphone Galaxy como comando à distância para controlar a interface do sistema. Graças à utilização dos sensores dos telemóveis e tablets, estes aparelhos podem funcionar como ratos virtuais, um pouco ao estilo dos comandos que já conhecemos das consolas.
Em declarações à Exame Informática, Nuno Parreira, gestor da área mobile da Samsung Portuguesa, confirmou que o HomeSync vai chegar ao mercado nacional na segunda metade de 2013.