Uma simples mensagem do Twitter bastou para revelar a data de estreia dos primeiros tablets Surface Pro.
Panos Panay, gestor de produto do Surface, dentro da Microsoft, revelou ontem que estava em vias de fazer uma visita às unidades industriais que fabricam o Surface Pro… e anunciou, para quem o quisesse ler, que a mais recente versão do tablet da Microsoft deverá chegar às lojas norte-americanas nas próximas semanas.
A confirmar-se a previsão, a Microsoft conseguirá cumprir a promessa de lançar o Surface Pro, 90 dias depois de estrear a versão RT. Desconhece-se para já as datas de lançamento na Europa.
Segundo a Cnet, vão ser comercializados dois modelos do Windows Pro: um com 64 GB e preço de 899 dólares e outro com 128 GB e preço de 999 dólares. Ambos modelos estão equipados com processadores Ivy Bridge e um ecrã 16:9 com resolução de 1920 por 1080 píxeis. Como o nome indica, o Surface Pro corre um sistema operativo Windows 8 Pro – uma versão mais avançada do Windows 8 que é bem diferente da versão do Windows RT, que estreou precisamente com o Surface RT, em outubro de 2012.
O Windows 8 Pro tem como principal distinção o facto de correr em processadores com arquiteturas x86 (segmento dominado pela Intel); enquanto o Windows RT distingue-se por correr em processadores de arquitetura ARM – e ainda pelo facto de não garantir a compatibilidade com aplicações desenvolvidas para as outras versões do Windows 8.