A WD app chega hoje e, de acordo com a marca, vai permitir integrar a gestão dos ficheiros na nova interface gráfica do Windows 8, apresentando-se como uma alternativa mais gráfica ao explorador tradicional do Windows. Esta app vai acompanhar dispositivos de armazenamento da WD, como discos rígidos externos. No entanto, depois de instalada, a app pode ser utilizada com qualquer sistema de armazenamento, independentemente da marca
Na conferência de imprensa que decorreu em Lisboa, os representantes da Western Digital anunciaram ainda várias outras novidades para o mercado dos dispositivos de armazenamento.
O My Book Thunderbolt Duo de 8 TB (999 euros) integra dois discos rígidos de 4 TB cada e porta Thunderbolt. É possível juntar até seis unidades deste tipo, para atingir uma capacidade máxima de 48 TB. O sistema permite diferentes configurações para aumentar a segurança (redundância de dados) e/ou o desempenho. Por utilizar porta Thunderbolt, esta unidade tem como destinatários privilegiados utilizadores de computadores Mac equipados com esta tecnologia de grande largura de banda.
O My Book 4 TB (279,90 euros) oferece ligação USB 3.0 e é fornecido com software de backup automático e contínuo.
O My Passport Enterprise (119,99 euros) apresenta-se como uma das primeiras unidades do mercado concebidas para a funcionalidade Windows To Go da Microsoft, que permite aos utilizadores empresariais ter uma versão totalmente funcional do ambiente de trabalho do Windows 8 num disco USB com capacidade de arranque.
Apesar de ter nascido na indústria de armazenamento, a Western Digital já desenvolve e comercializa produtos de rede. E há também uma novidade neste campo, Wi-Fi Range Extender (89,99 euros), um dispositivo para aumentar o alcance das redes Wi-Fi. Entre as características, destaque para o suporte para duas bandas (2,4 e 5 GHz) e para o conjunto de LEDs que se iluminam de acordo com a intensidade da rede, o que ajuda o utilizador a colocar o dispositivo na zona ótima em termos de cobertura.