Os rumores surgem de diversos sítios, com mais ou menos pormenores. O DigiTimes e a Cnet noticiam que a Google estará a negociar com a WonderMedia, a HannStar e a Quanta para a produção de um tablet que custe menos de cem dólares, com a marca Nexus.
O The Verge fez uma análise sobre esta possibilidade e concluiu que será pouco provável o lançamento deste tablet, com o processador da WonderMedia, como tem sido bastante especulado. A Quanta é a responsável pelos portáteis do projeto One Laptop Per Child e poderá ser um fabricante à altura do desafio da Google.
Tudo indica, no entanto, que a Google procure uma parceria com a Qualcomm, Nvidia ou Texas Instruments para fornecerem os chips para este tablet. O chip S4 Pro da Qualcomm, a plataforma Tegra 2 da Nvidia ou os processadores OMAP 4 da Texas Instruments podem ser alternativas viáveis e que ofereçam um tablet com um desempenho razoável.
Com os preços do Kindle Fire, da Barnes & Noble e esta intenção da Google, tudo indica que iremos assistir a um nivelamento por baixo neste segmento. Se isso acontecer, como sucedeu com os netbooks, provavelmente o consumidor final sairá prejudicado e os fabricantes também verão as suas margens de lucro reduzidas.