Por enquanto, não passa de um rumor – mas a imprensa internacional está a dar como credíveis as datas de apresentação e lançamento avançadas originalmente pela revista Fortune.
Numa análise capaz de ombrear com alguns programas de televisão que se dedicam a dissertar sobre os casamentos da família real britânica, as fontes do rumor dissecam rotinas e costumes da Apple quando se trata de fazer anúncios e lançamentos de produtos: e segundo rezam as crónicas a Apple deverá enviar um convite para especialistas e jornalistas no dia 10 de outubro a solicitar a comparência num evento que terá lugar uma semana depois – ou seja a 17 de outubro.
No dia 2 de novembro deverá ser a estreia mundial (previsivelmente Japão, Austrália, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, EUA e Reino Unido na primeira leva de estreias).
Todas estas datas não diferem muito do que a Apple fez recentemente com o iPhone 5: o convite foi enviado a 4 de setembro; a apresentação teve lugar a 12 de setembro e a estreia mundial decorreu a 21 de setembro.
Caso se confirme a data de 2 de novembro, a estreia mundial do iPad Mini poderá representar uma verdadeira “cereja no topo do bolo” para a Apple. E isto porque a “marca da maçã” não só consegue apanhar a grande vaga de compras de Natal, como ainda poderá antecipar-se ao novo Kindle Fire HD, um leitor de livros eletrónicos que a Amazon deverá estrear a 20 de novembro e que alguns especialistas apontam como um potencial concorrente no segmento dos tablets de preços mais em conta.
Ainda no campo dos rumores, resta destacar um pormenor: por que é que o iPad Mini tem este nome? A resposta é: porque em vez das 9,7 polegadas do iPad 3, poderá ter 7,85 polegadas. O preço também pode contribuir para o uso do apelido Mini por novo iPad: a acreditar nas expectativas dos analistas de mercado, o novo tablet da Apple deverá chegar ao mercado com preços entre os 250 to 300 dólares (entre 193 euros e 232 euros, provavelmente sem ter em conta impostos).