Os computadores que correm o novo sistema operativo da Microsoft deverão ser as principais atrações da feira de tecnologias Computex, que se realiza na próxima semana em Taiwan. Segundo a Bloomberg, o Windows 8 está a gerar diferentes abordagens entre algumas das maiores fabricantes de computadores: a Acer deverá aproveitar a feira de Taiwan para dar a conhecer um único tablet que corre Windows 8; a Asus deverá dar a conhecer um novo tablet que pode ser conectado a um teclado, assumindo assim a configuração de portátil; e a Toshiba deverá apresentar um tablet e um portátil que correm Windows 8.
Para a Microsoft são boas notícias: o Windows 8 é apontado como o primeiro sistema operativo criado pela gigante de Redmond para “atacar” o segmento dos tablets, que hoje é dominado pelo iPad e pelos tablets que correm sistemas operativos Android.
Em contrapartida, a Intel poderá não ter muitas razões para sorrir: o Windows 8 distingue-se por correr em computadores ou tablets que têm processadores ARM – e essa pode ser uma ameaça a ter em conta para o império que a Intel criou com base no sucesso do Windows.
Para já sabe-se que a Asus vai dar a conhecer na Computex uma versão do novo tablet que corre num processador ARM (o Tegra da Nvidia), e uma outra que tem um processador Intel.
O novo tablet da Acer deverá ter um processador Intel, mas no caso da Toshiba tudo indica que serão usados usados processadores de arquitetura ARM produzidos pela Texas Instruments.
Ainda não há datas de lançamento destes novos tablets – até porque acaba de ser lançada a versão Release Preview do Windows 8, e a Microsoft ainda não avançou uma data definitiva para o lançamento da versão comercial do novo sistema operativo, apesar de ser um dado adquirido que a estreia deverá ocorrer até ao final de 2012.