A segunda geração de APUs (Accelerated Processing Units) da AMD já começou a ser enviada para os fabricantes de computadores. De acordo com a própria empresa, estes chips estão a ser entregues «aos milhões», o que significa que não deverá surgir o problema de falta de stocks que aconteceu aquando do lançamento da geração anterior (Llano).
De acordo com a AMD, os processadores Trinity apresentam um desempenho computacional até 29% superior aos Llano, valor que sobe para os 56% na componente gráfica. Recorde-se que as APUs da AMD incluem processador gráfico (GPU) embutido na CPU.
Aliás, a AMD insiste muito na comunicação do desempenho gráfico, que, segundo a empresa, deverá ser suficiente para envergonhar os recém-lançados Ivy Bridge da Intel. Para o efeito a AMD tem vindo a trabalhar com produtoras de software para otimizar o desempenho nas APUs, dando como exemplo Plug-ins desenvolvidos para o VLC (reprodutor de vídeo muito popular), Internet Explorer, Firefox, Chrome e aplicações da Adobe.
O Trinity está disponível em várias versões, desde modelos de dois núcleos e baixo consumo energético (TDP de 17 watts) até modelos de quatro núcleos para portáteis com desempenho mais elevado (TDP de 35 watts).
Espera-se que a HP e a Samsung comecem a comercializar portáteis equipados com a nova plataforma AMD já em junho, com preços inferiores às máquinas com Ivy Bridge equivalentes.
Pode conhecer a linha completa de processadores da série A, incluindo os novos modelos, no site da AMD.