Um responsável da Apple explica que o novo iPad lida com a bateria de forma semelhante a outros dispositivos iOS e que não há qualquer defeito.
As críticas surgiram quando vários consumidores constataram que o novo iPad continuava a carregar, mesmo com a indicação de já ter a bateria cheia.
Michael Tchao, vice-presidente de marketing do iPad, explicou ao AllThingsD que esta forma de funcionar é normal já desde o iPod Touch. O que a Apple faz nestes equipamentos, incluindo o novo iPad, é mostrar o indicador de bateria nos 100% um pouco antes de o dispositivo ficar totalmente carregado. Nessa altura, o dispositivo continua a carregar até 100%, depois descarrega um pouco e volta a carregar até aos 100%, repetindo o processo até o aparelho ser desligado.
Segundo a Apple, isto permite manter o aparelho ligado à corrente o tempo que quisermos sem que se danifique a bateria e mantendo uma carga ótima.
“Os circuitos foram desenhados para que possamos manter o dispositivo ligado [à corrente] o tempo que desejarmos”, informou Tchao.
O Tchao acrescentou, também, que a decisão de ter a bateria a apresentar uma carga de 100% durante este ciclo final de carga-descarga foi propositada, de modo a não confundir os consumidores.