Com ou sem 4G, afinal? Como a Exame Informática já mencionou várias vezes, o novo iPad inclui conectividade 4G que não é compatível com os mercados Europeus. Assim, em Portugal poderemos usar apenas a rede 3.5G, com velocidades máximas de 42 Mbps.
Todavia, esta informação não é clara no site da Apple. A empresa inclui os mesmos textos que podemos encontrar no site norte-americano, zona em que, realmente, há conectividade 4G
É preciso ler com atenção e procurar pelas letras mais pequenas para perceber que, realmente o “4G LTE apenas é compatível com as redes AT&T e Verizon nos EUA, e redes Bell, Rogers e Telus no Canadá”.
Na loja online portuguesa a informação volta a falhar, e quando selecionamos um modelo com a capacidade de se ligar às redes de telemóvel, somos confrontados com a informação “Wi-Fi + 4G”.
Na Austrália, passa-se o oposto. As caixas vêm com um aviso explícito sobre a conectividade 4G, no qual se pode ler: “Aviso importante: Este produto não é compatível com as redes 4G LTE Australianas, e só funcionará até velocidades 3G”.
Apesar disto, a Australian Competition & Consumer Commission julga que a Apple está a enganar os consumidores no que toca às capacidades de conectividade do novo iPad. Assim, e segundo o Ars Technica, o grupo planeia apresentar uma queixa no Tribunal Federal Australiano.