
A Texas Instruments, um dos maiores fabricantes de processadores ARM já fez saber que não deve evoluir para os chips de quatro núcleos tão cedo. A aposta vai passar pelo chip OMAP5, que terá dois núcleos Cortex A15 para processamento geral e dois núcleos M4 que a empresa diz serem especializados para controlar o sinal digital.
A Intel e a Qualcomm, outros dois fabricantes, também não dão mostras de querer apostar no desenvolvimento destes chips para já. Os especialistas ouvidos pela CNet explicam que a adoção de processadores quad core está dependente de outros fatores. Gus Richard, da Piper Jaffray, explicou que tudo depende da aposta no GPU: se a Apple apostar forte no processamento gráfico, poderá não haver mais espaço para um chip quad core.
«Se as pessoas estão a pensar em quatro núcleos como o Tegra 3» devem estar enganadas, afirmou Anand Shimpi, do AnandTech. Para Shimpi, a aposta deve passar pela melhoria do desempenho e, possivelmente na combinação de dois chips A15 com outros dois A7. Desta forma seriam quatro núcleos, mas não reais, uma vez que não funcionariam ao mesmo tempo.