Como é habitual, a AMD aproveitou a apresentação anual aos analistas financeiros para revelar mais pormenores sobre produtos futuros e estratégia.
Primeiro, os produtos. A AMD diz estar preparada para entrar em força no mercado dos tablets com a APU (processador central e processador gráfico no mesmo chip) “Hondo” (nome de código) produzido a 30 nanómetros. Aliás, a empresa revelou que o primeiro tablet com Windows 8 e APU AMD vai estar disponível ainda este ano.
No que toca aos processadores já existentes, o destaque vai para a nova geração da linha Brazos, que vai apresentar um modo TurboCore mais rápido. Os chips Trinity, previsíveis sucessores dos atuais A8, vão ser produzidos a 32 nanómetros e apresentar melhorias significativas no desempenho e no consumo energético.
No mercado dos chips gráficos, o destaque vai para o Southern Islands de 28 nanómetros que deverá chegar ao mercado no próximo ano.
De acordo com o novo diretor geral da AMD, Rory Read, a AMD vai apostar seriamente no mercado dos dispositivos móveis, excetuando os smartphones onde a empresa acha que já existe muita concorrência. As palavras-chave são “fino e leve”, o que vem reforçar os rumores de que a AMD está a preparar uma nova plataforma para portáteis ultrafinos para concorrer diretamente com os ultrabooks Intel.
Outras apostas passam por processadores de baixo custo para os mercados emergentes, que estão a crescer a grande, e para soluções para sistemas cloud. A AMD não esconde que vai evitar o confronto direto com a Intel, especialmente no segmento dos processadores para PCs das gamas mais altas. O objetivo do novo diretor geral é tornar as soluções da AMD mais focadas nos mercados onde ainda existem mais oportunidades de crescimento.