Em comunicado, a AMD informa que lançou a Radeon HD 7970, uma placa gráfica topo de gama para PCs de secretária. O processador gráfico que alimenta este novo modelo é construído num processo de fabrico de 28 nanómetros e baseado numa nova arquitetura, que a empresa apelida de Graphics Core Next Architecture. Segundo a AMD, esta arquitetura representa uma melhoria de desempenho de 150% por polegada quadrada relativamente à geração anterior.
Existem várias novidades, como o suporte a PCI Express 3.0 ou o suporte para seis monitores numa única placa gráfica. O AMD PowerTune permite controlar as velocidades de relógio de forma dinâmica e aumentá-las quando houver "espaço de manobra" térmico para isso. Já a AMD ZeroCore Power Technology permite um consumo muito baixo de energia quando a placa gráfica não está a ser usada.
A Radeon HD 7970 inclui 2048 processadores stream, 3 GB de GDDR5 e um bus de memória de 384 bits. Quando chegar ao mercado, em janeiro de 2012, esta placa gráfica custará 549 dólares nos Estados Unidos (cerca de 420 euros).