Apesar de ser o gigante dos processadores no mercado dos PCs, a Intel está fora do mercado em crescimento dos tablets, onde domina a ARM. Mas a empresa continua a esforçar-se por entrar neste segmento cada vez maior, e espera começar já no final de maio, com o lançamento de mais de dez tablets no evento Computex.
Recorde-se que a empresa lançou recentemente a nova geração de Atoms Oak Trail, destinados especificamente a produtos como os tablets. Um dos primeiros Atom desta nova geração lançados foi o Z670, capaz de ler video 1080p com a ajuda dos gráficos GMA 600 integrados.
Para o futuro próximo, a Intel planeia acelerar a evolução dos processadores Atom, para os tornar mais competitivos nos segmentos dos tablets e dos smartphones. Assim, para 2011-2012 está planeada a arquitetura Saltwell, de 32 nanómetros. Segue-se a Silvermont, em 2013, com um processo de fabrico de 22 nanómetros, e a Airmont em 2014, com uns impressionantes 14 nanómetros de processo de fabrico.
Acha que os processadores Atom têm qualquer hipótese contra os ARM que neste momento dominam os tablets? Ou a Intel nunca conseguirá competir no campo do consumo energético?