A notícia da Cnet cita fontes muito próximas da Intel, segundo as quais a próxima microarquitetura Atom, com o nome de código Silvermont, vai chegar em 2013 com novidades importantes, incluindo os transístores 3D recentemente anunciados.
Os processadores Silvermont vão ser do tipo System-On-a-Chip (SOC), o que significa que integram todas as funcionalidades dos principais chips presentes num sistema (CPU, chipset, processador gráfico, entre outros).
Espera-se que a implementação de um processo de fabrico de 22 nanómetros e da tecnologia de transístores 3D levem a uma evolução muito significativa dos Atom, tanto em termos de desempenho, como em termos de consumo energético, o que vai tornar a Intel mais competitiva no segmento dos dispositivos móveis (tablets e smartphones).
A confirmar-se esta notícia, a Intel vai apresentar três novas gerações de Atoms entre 2010 e 2013: os Atom SOC de 45 nanómetros já disponíveis, os Atom de 32 nanómetros esperados para o fim do ano e os Silvermont em 2013.
Acha que a Intel tem a capacidade para conquistar o mercado dos dispositivos móveis aos chips ARM?