Os rumores sobre a nova solução topo de gama da Nvidia adensam-se. Vários sites mencionam que as novas placas vão ser equipadas com duas GPUs (unidades de processamento gráfico), que totalizam 1024 núcleos CUDA (512 por cada GPU GF110).
De acordo com o site Fudzilla, que apresenta um slide que terá fugido ao controlo da Nvida, o desenho de referência apresenta uma placa com uma eletrónica complexa, de que são exemplos os circuitos de 12 camadas de cobre; o sistema de alimentação elétrica de 10 fases; as duas câmaras de refrigeração de vapor (onde é usada a técnica de mudança de fase de um fluído para aumentar a capacidade de refrigeração); e um chip para ligar os dois processadores gráficos através de um "caminho" PCI Express x16 (tecnologia SLI).
As mesmas fontes apontam o lançamento para 22 de março. A confirmarem-se, as novas gráficas GeForce GTX 590 vão competir diretamente com as recém-lançadas Radeon HD 6990, cuja análise completa faz parte da Exame Informática nº 190, que chega às bancas nos próximos dias.
Acha que faz sentido comprar uma placa dual GPU? Ou será preferível fazer investimentos menores e mais frequentes?