As vantagens das unidades SSD já são conhecidas. Este tipo de unidades de armazenamento é capaz de atingir um desempenho muito superior aos discos rígidos. Exactamente por esta razão, são estas as unidades que mais vantagens podem tirar do protocolo SATA de 6 Gbps (também conhecido por SATA 3).
Gonçalo Reis, Business Developement Manager da Kingston Portugal, referiu à Exame Informática que espera "ter produtos SATA 3 até ao final do ano".
O responsável é da opinião que a Kingston, actual líder mundial no mercado da memória DRAM, vai acabar por ocupar uma posição de destaque no mercado do armazenamento graças ao crescimento da quota dos SSDs relativamente aos discos rígidos. Isto porque, segundo o responsável, "vão ser os especialistas em memória flash a liderar o mercado e não os fabricantes de discos rígidos".
Actualmente, a Kingston disponibiliza cinco séries da linha SSDNow (V30, V, V+, M e E), com capacidades que variam entre os 30 aos 512 GB. As velocidades de leitura e de escrita variam, respectivamente, entre 180 a 250 MB/s e entre 50 a 180 MB/s.
Acha que os SSDs vão substituir completamente os discos rígidos?