A partir de agora já existem placas gráficas com suporte integral para o DirectX 11 por menos de 90 euros. Pelo menos isso é o que se pode ler no comunicado da imprensa que a AMD enviou hoje para as redacções.
O novo GPU (Graphics Processing Unit) da AMD suporta todas as mais recentes funcionalidades apresentadas por este fabricante em séries superiores (5700, 5800 e 5900): ATI Eyefinity, capaz de expandir a área de trabalho por até três monitores, para criar um efeito de envolvência gráfica; o ATI Stream, para acelerar e melhor a qualidade da reprodução e recodificação de diferentes formatos de vídeo; DirectX 11, a mais recente interface de programação gráfica da Microsoft, que já começou a ser utilizada nos jogos mais sofisticados.
As primeiras placas gráficas Radeon HD 5670 deverão chegar ao mercado nacional já nos próximos dias. As frequências de funcionamento padrão são de 775 MHz para o GPU e 1000 MHz para a memória, que pode ser de 512 ou 1 GB (o bus é de 128 bits). Cada placa apresenta três saídas diferentes: HDMI, DVI e VGA.
Está interessado em adquir uma placa gráfica DirecX 11 da AMD/ATI ou é fã da Nvidia e prefere esperar pelos lançamentos deste fabricante?