Os fabricantes de discos rígidos juntaram-se e desenvolveram o Advanced Formatting, um novo esquema de divisão dos sectores de dados, que não era alterado há 30 anos.
Basicamente, a nova "arrumação" faz com que cada sector contenha 4096 bytes, oito vezes mais do que os sectores tradicionais (512 bytes). A grande vantagem desta alteração é o aumento da capacidade disponível para armazenar dados, já que se diminui o número de elementos de controlo – cada sector está associado a um controlador de erros (ECC – error checking and control) e a um elemento de sincronização.
Segundo a notícia do The Register, a Western Digital já começou a implementar esta arquitectura nas unidades Caviar Green de 500 GB, embora esta nova tipologia de sectores tenha sido criada, sobretudo, para facilitar o fabrico de unidades de 2 TB (terabytes) ou superior.
As unidades com Advanced Formatting incluem uma interface de "tradução" de modo que a compatibilidade seja mantida. Ainda assim, a Western Digital informa que os novos discos só são suportados directamente pelos sistemas operativos mais recentes (Windows Vista, Windows 7 e Mac OS X). No Windows XP é necessário instalar um utilitário disponibilizado pelo fabricante.
Ainda segundo a Western Digital, o Advanced Formatting permite ganhar 11% de espaço útil em disco (cerca de 50 GB numa unidade de 500 GB).