
Assim se vê a força do USB
De acordo com a PC Pro, as marcas Buffalo e Freecom vão estrear-se em Novembro na gama das unidades de armazenamento externos que se conectam ao computador através da terceira geração do protocolo USB. Mas desengane-se quem julgar que estes modelos pioneiros vão conseguir transferir dados a 600 MB/s (o máximo do USB 3).
Na Buffalo, o disco rígido HD-HXU3 vai ser comercializado com capacidades de 1 TB e 2 TB (com preços a partir de 119 euros), mas a velocidade máxima da interface que executa a transferência de dados para o computador não vai além dos 125 MB/s .
A Freecom anunciou que o disco rígido XS 3.0 vai ser vendido com uma capacidade máxima de 2 TB e a promessa de chegar a uma velocidade de transferência de dados de 130 MB/s.
Os responsáveis das duas marcas explicam que as velocidades anunciadas ontem se devem às limitações do disco rígido em si, e não do USB 3.0.
O USB 3 é a nova interface entre dispositivos externos e computadores (e smartphones ou outras máquinas electrónicas) e pretende ser o sucessor do USB 2, cuja velocidade máxima estava fixada em 50 MB/s, apesar de a larga maioria dos modelos não superar os 30 MB/s devido a várias condicionantes técnicas.